quinta-feira, 26 de março de 2015

Plantas com 16 dias após a semeadura.

            Para a produção das mudas que serão utilizadas na disciplina, foram usados os seguintes insumos: Bandeja de poliestireno expandido de 128 células e formato piramidal, substrato Tropstrato HT hortaliças e adicionado 400 gramas de fertilizante Superfosfato simples, devido a exigência nutricional da planta de tomateiro.
          A semeadura ocorreu no dia 23 de fevereiro de 2015. Procedeu-se a utilização do substrato preparado com a adição de fosfato e foi compactado levemente sobre as bandejas. Posteriormente foram semeadas em profundidade de 0,5 cm com um marcador para colocar todas as sementes na mesma profundidade. Após cobrir as sementes, foi realizada uma irrigação com a saturação do substrato com água, para melhor aderência da semente com o substrato. O substrato presente sobre as divisões de cada célula, após semeadura, foi retirado fazendo a limpeza, para evitar a formação de raízes entre as células. Em cada bandeja foi semeado uma variedade, sendo elas as cultivares Sophia, Dominador e Mascot. Após realizarmos todos esses procedimentos, colocamos as bandejas sobre um suporte em um ambiente fechado, coberto por lona preta e mantido por 3 dias, para evitar oscilação da umidade no substrato e garantir uma boa germinação .
         Curiosidade: Como visto em um artigo, o melhor tipo de bandeja para fazer a produção de mudas são bandejas de poliestireno expandido de 200 células com formato piramidal. Citação: Gustavo Henrique de Oliveira et al. Avaliação do crescimento de mudas de tomate em diferentes tipos de bandejas comercias. Cerrado agrociências. UNIPAM, (2):84-90, set. 2011



Substrato utilizado para enchimento das bandejas. Foi necessário a adição de 400g de superfosfato simples até as plantas atingirem o tamanho ideal.

Muda em bandeja com 9 dias após a semeadura. Neste estádio as mudas apresentaram 6 cm de altura e 2 folhas cotiledonares.