segunda-feira, 11 de maio de 2015


Sistema de tutoramento do tomateiro e o numero de hastes conduzidas

O Tomate é uma planta de habito de crescimento rasteiro. Sendo que devido às características comerciais e os tratos culturais que devem existir na plantação, se torna inviável que seus frutos e estruturas vegetativas tenham contato direto com o solo. O contato dos frutos e das estruturas vegetativas do tomateiro pode acarreta ou propiciar o aparecimento e manifestações de doenças que afetam a produção. A solução encontrada para essa situação é o tutoramento.

O tutoramento se trata da condução do tomateiro a fim de evitar com que seus frutos e estruturas vegetativas tenham contato direto com solo, assim são conduzidos às plantas através de sistemas que elevam as estruturas vegetativas. Atualmente são conhecidos os sistemas tutoramento vertical, tutoramento em “v” invertido e o sistema de tutoramento Viçosa. Os sistemas de tutoramento tem suas especificidades e cada um atente o produtor conforme suas características, principalmente climáticas e econômicas.

No trabalho realizado em ambiente protegido no campus experimental que se iniciou no dia 23/02/2015 com a cultura do tomateiro, está sendo conduzido o sistema de tutoramento vertical com o uso de fitilhos. A escolha desse sistema de condução se deve por apresentar certa eficiência na sua utilização, devido às características climáticas da região há uma baixa disponibilidade de luz nessa época que está sendo realizado o cultivo, além disso, o baixo custo e mão de obra do sistema.

Todas as três cultivares presentes na área experimental, foram conduzidas com o sistema de tutoramento vertical em fitilho. As cultivares se diferiram de acordo com o numero de hastes que foram conduzidas. Os critérios adotados para definir o numero de hastes teve como referência as características comerciais dos frutos desejados pelo mercado consumidor.

A cultivar Mascot se definiu a condução com 4 hastes com espaçamento de 1 metro entre linhas e 0,6 metro entre plantas. Com esse numero de hastes pretendemos aumentar a relação entre fonte dreno e obter frutos menores. O mercado consumido exige para essa cultivar frutos com características de serem pequenos, vermelhos e doces.

A cultivar Dominador e Sophia, estão sendo conduzidas com 2 hastes com espaçamento de 1 metro entre linhas e 0,6 metros entre plantas, com esse numero de hastes pretende-se obter frutos médios à grandes e com elevada produtividade por área. Sendo uma das características exigidas pelo mercado consumidor para estas cultivares, são frutos de tamanho grande.










11 comentários:

  1. Amarracao -de -tomate está sirviendo al buen material sobre rede párrafo tutoramento, tomate tutoramento com fitilho, malha párrafo tomate y Condução hacer tomateiro.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns por este excelente blog/trabalho!
    Se possível me esclareça uma dúvida, este sistema de fitilho só é viável em ambiente protegido?
    Em ambiente aberto as plantas sofreriam com este sistema? Tipo assim, mais vulnerabilidade a ventos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Vanâncio!

      O tutoramento do tomateiro utilizando o fitilho é uma prática já adotada normalmente em ambiente aberto,sendo assim é viável.A Utilização do fitilho em relação a proporcionar vulnerabilidade as plantas não ocorre, as plantas apresentam certa flexibilidade e resistência que permite a utilização do fitilho. O vento acaba se tornando até um fator importante no processo de fecundação e formação dos frutos de tomate(benéfico em determinada intensidade).

      Excluir
    2. Qual o teu contato, email, Whatsapp para pedir tua consultoria sobre produção de tomates e algumas hortaliças?

      Excluir
  3. Boa tarde!

    Parabéns pelo post.

    Como é feito o manuseio do fitilho ele é amarrado no pé do tomateiro, e no arame?
    E fica uma sobra que é pra enrolar na planta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. É dessa forma!
      Tendo cuidado para não provocar o estrangulamento das plantas. O nó deve ser frouxo.

      Excluir
  4. Bom dia obrigado por responder.

    Vc tem um estudo pra quantidade ideal de adubação e tratamento q deve ser feito? Quanto de agua o quanto de calcio o quanto de fosforo o quanto de maguinezio...?

    ResponderExcluir
  5. Tem alguém que pode me ensinar como amarrar o tomate na fita??

    ResponderExcluir
  6. Rede De Tutoramento p/pepinos, tomate, pimentão, abóbora, melão, berinjela, rede-de-tutoramento.com cundeamor entre muitos outros. Concebido especificamente para o campo.

    Visit Now - https://rede-de-tutoramento.com/

    ResponderExcluir
  7. Qual a distancia entre as estacas na linha de plantio?

    ResponderExcluir
  8. Tou triste porque no meu país não há artigos ligados a produção sempre fala se de Brazil onde o clima é totalmente diferente com o nosso cá em Moçambique por isso desejo ter apoio online para partilhar o meu dia dia do campo para juntos andarmos ou talvez me inderessarem um site ligado a isso

    ResponderExcluir