sexta-feira, 19 de junho de 2015

Seminis lança centro de treinamento em cultivo protegido para tomate

Estima-se que 10 quilos de tomate por metro quadrado colhidos no método tradicional podem se transformar em 100 quilos, no mesmo espaço

POR ESTADÃO CONTEÚDO


Produtividade é dez vezes maior com sistema protegido (Foto: Marcelo Min / Ed. Globo)


A Seminis, Divisão de Hortaliças da Monsanto, lançou o primeiro Centro de Treinamento (Learning Center) de cultivo de tomate protegido (em estufas) do Brasil, na zona rural de Campinas, no interior paulista. Uma área de cultivo protegido pode, em média, aumentar em mais de 90% a colheita, permitindo elevar a oferta do produto e contribuir para segurar a inflação dos alimentos.
Estima-se que 10 quilos de tomate por metro quadrado colhidos no método tradicional podem se transformar em 100 quilos, no mesmo espaço, no cultivo protegido. Isso se dá graças às técnicas de cultivo por meio de estufas, com o apoio de tecnologias que garantem qualidade e rentabilidade aos agricultores. "Apesar das inúmeras vantagensque o cultivo protegido apresenta, nem todos os agricultores têm informações sobre essa técnica", informa o gerente de Marketing da Seminis, Marcelo Tavares, em comunicado.
O centro de treinamento tem quatro estufas construídas em 1.380 metros quadrados, cada uma, totalizando uma área coberta de 5.520 metros quadrados, com 6 mil plantas de oito variedades de tomate. Cada estufa tem uma propriedade diferente (pé direito mais alto ou mais baixo, ventilação, cor das lonas, temperatura etc), simulando as situações climáticas nas diferentes regiões produtoras do Brasil.

Além da área coberta, o espaço conta ainda com uma extensão de 4.500 metros quadrados de área aberta, que comporta, entre outras instalações, dois tanques de captação de água pluvial, com capacidade de 3 mil metros cúbicos de armazenamento, cada um, utilizado para irrigar de forma sustentável à plantação de tomates protegidos.
FONTE: http://revistagloborural.globo.com/Noticias/noticia/2015/06/seminis-lanca-centro-de-treinamento-em-cultivo-protegido-para-tomate.html

Um comentário: